Uma experiência única para quem ama observar a natureza e praias
Se você é um amante de cidades que proporcionam experiências inesquecíveis, prepare-se para testemunhar um espetáculo natural e singular ao explorar São Luís. A capital maranhense oferece aos visitantes a chance de vivenciar a maior variação de marés do Brasil e a terceira maior do mundo. Um fenômeno fascinante que só pode ser apreciado nas belas praias que cercam a Ilha.
Em um curto intervalo de apenas seis horas, a diferença entre preamar e baixa mar pode atingir incríveis oito metros. A Baía de São Marcos é um exemplo dessa maravilha natural, proporcionando uma experiência única de mudança constante nas praias de São Luís. Durante a maré alta, a faixa de areia na Ilha do Amor, como a cidade também é conhecida, praticamente desaparece, enquanto na maré baixa, a extensão da areia se estende por até dois quilômetros em direção ao mar.
Além de alterar a paisagem, as marés também influenciam a coloração das águas do mar em São Luís. Com um tom turvo, meio verde musgo, as águas tornam-se ainda mais intrigantes durante as marés de lua nova e cheia, quando a força das correntes arrasta sedimentos para o mar, intensificando a tonalidade.
Nas fases de quarto crescente e quarto minguante, as águas ganham transparência, revelando tons de verde e azul. Esse espetáculo natural é resultado do formato do litoral, das fases da lua e da proximidade com a Linha do Equador, proporcionando uma paleta de cores deslumbrante.
Logo, se você está planejando desfrutar de um passeio náutico é fundamental ficar atento à tábua das marés. Os horários de barcos e ferrys-boat estão diretamente ligados à maré alta. Portanto, fique atento! Não existe um horário padrão para chegadas e saídas; a única regra é que quem dita o ritmo é a maré!