Enquanto a maioria das pessoas encerra as festividades natalinas no dia 25 de dezembro, algumas comunidades do Maranhão prolongam a celebração até o dia de Santos Reis, em 6 de janeiro, por meio da tradicional Festa de Reisado. 

Essa manifestação folclórica, presente principalmente no leste, sul e sudeste do estado, recria a visita dos três Reis Magos ao Menino Jesus. A festa que representa a jornada anual dos Reis Magos até o local de nascimento de Jesus, e, em São Luís, é conhecida como Reis, sendo chamada de Reisado em outras regiões.

O Reisado é um cortejo composto por dois cordões, com destaque para o rei e a rainha, podendo incluir outros personagens como os Reis Magos, Pastoras, Anjo, Estrela, Rainha Rica e Rainha Pobre. A tradição europeia dos Reisados, com cantores e dançarinos apresentando autos natalinos, foi adaptada no Brasil, incorporando elementos únicos. Os grupos, vestidos com roupas coloridas e chapéus, acompanhados por uma pequena orquestra, visitam as casas dos membros e participantes da comunidade, proporcionando uma experiência festiva e cultural.

A festa atinge seu ápice no dia de Santos Reis, em 6 de janeiro, quando os Reis Magos, de acordo com a tradição católica, teriam chegado ao local de nascimento de Jesus. A Festa de Reisado, com suas danças, músicas e personagens emblemáticos, é mais do que uma tradição; é um elo entre as gerações, mantendo viva a rica cultura folclórica maranhense.