Conheça as casas de Reggae

Em São Luís, a música ganha vida de maneira única, especialmente quando se trata do autêntico reggae. Seja nos palcos de bandas locais ou nas performances de artistas internacionais, a cidade oferece a oportunidade de sentir as batidas envolventes e as melodias cativantes do ritmo jamaicano que são um convite para uma experiência sensorial vibrante. 

Onde viver o Reggae em São Luís?

Um dos atrativos para quem quer conhecer essa vertente musical em São Luís são as casas ou clubes de reggae. Algumas delas estão localizadas no Centro Histórico e em diversos bairros da cidade: Liberdade, Camboa, Bairro de Fátima, João Paulo, Cidade Operária, Sá Viana, Vila Embratel, Anjo da Guarda, Calhau, Olho d´Água, entre outros. Nestes bairros, é possível encontrar casas que tocam reggae e a dança se une de forma contagiante.

O grupo GDAM também é responsável por uma vasta programação de reggae na cidade de São Luís. Eles possuem um calendário permanente de oficinas e  eventos nos mais diversos locais da cidade de São Luís. 

Especificamente no Centro Histórico e nas suas imediações há casas de reggae com programações regulares, como na Praça dos Catraieiros, no bairro da Praia Grande (em frente a Casa do Maranhão) e várias outras casas de festa especializadas no ritmo jamaicano espalhadas pela região. No bairro da Madre Deus, localizado há 2 quilômetros do Centro Histórico, há também muitas iniciativas de casas de reggae com festas que acontecem aos finais de semana. Na Avenida Litorânea, o reggae também marca presença no Bar do Nelson (@bardonelso_oficial), famoso pelo reggae raiz que toca em suas aparelhagens.

Um museu para chamar de seu

Devido a importância para a cultura da cidade, São Luís foi oficialmente reconhecida como a Capital Nacional do Reggae, por meio de uma Lei Federal, 14.668, de 2023. Esse título destaca a importância do reggae não apenas como um gênero musical, mas como parte integrante da identidade da capital. 

Além disso, São Luís é a única cidade no mundo, fora da Jamaica, a abrigar um museu dedicado exclusivamente ao reggae. O Museu do Reggae (@museudoreggae), inaugurado em 2009, exibe uma impressionante coleção da memória do gênero, desde instrumentos até discos raros e fotografias de artistas icônicos. É um destino imperdível para quem visita a cidade e funciona de terça a sábado, das 9h às 18h. E aos domingos das 9h às 13h.

Embarque nessa jornada musical contagiante e deixe-se levar pela magia do reggae neste destino perfeito que é São Luís do Maranhão.

Reggae ao Mar

E se você quiser curtir o reggae navegando pelos rios Anil e Bacanga, curtindo uma noite de luar, e apreciando o belo centro histórico, tem o Reggae Cruise oferecido em datas específicas, ao som do Dj Ademar Danilo.