Em suas noites, São Luís reserva aos visitantes experiências para todos os perfis. No centro histórico, música, gastronomia e manifestações culturais ditam o ritmo de noite inesquecíveis, com programações especiais para quem busca inclusive entender mais sobre a cidade. Aqui nessa região, um bom ponto de partida são as ruas Portugal, Giz e Estrela, e Fonte do Ribeirão que reúnem uma variedade de bares com música ao vivo, ideal para quem busca conhecer pessoas locais e turistas. Há também opções nessa região para quem gosta de samba, pagode, música eletrônica, pop e rock.

Para os apaixonados por reggae e samba de roda, o Bar Catarina Mina, na Rua Portugal, é um point imperdível. Nas sextas-feiras, a partir das 20h, o local ganha vida com os clássicos jamaicanos, enquanto aos domingos, a roda de samba inicia no final da tarde, com entrada gratuita. Próximo dali, o Bar Queer cativa o público LGBTQUIAPN+ com sets animados de DJs, garantindo diversão às sextas e aos finais de semana.

Já próximo a Praça dos Catraeiros, perto da Casa do Maranhão, o Bar Resenha (@_resenha_slz) é o paraíso dos amantes de samba ao vivo, apresentando grupos de pagode locais e DJs de reggae de quinta a sábado, sempre às 21h, com entrada paga. Aos domingos, o Casarão Colonial (casaraocolonialslz) abre suas portas com muito samba a partir das 16h. 

As quintas-feiras, a Travessa do Trapiche fica agitada com o projeto “A vida é uma festa…”(@avida_euma_festa), a partir das 20h, apresentando artistas, poetas e roda de tambor de crioula em frente à Cia Circense. Já na Feira da Praia Grande ou Mercado das Tulhas, às sextas-feiras quinzenalmente é possível conferir uma envolvente roda de tambor de crioula a partir das 19h, acompanhada por reggae roots em restaurantes locais. Aos sábados, das 14h às 18h, dois projetos culturais se destacam: o Samba da Feira e a Rádio das Tulhas, ambos celebrando artistas locais com entrada gratuita e couvert colaborativo.

Os bares próximos à Praça Nauro Machado oferecem experiências únicas. No Bar Senzala, música ao vivo com artistas diversos, apresentando-se no estilo voz e violão, com couvert pago. Outro ponto festivo da região é o Bar Habeas Copus, na escadaria Humberto de Campos, referência em música reggae, funcionando de quarta a domingo a partir das 19h, com entrada gratuita na maioria das vezes e cobrança apenas em eventos especiais. Para quem busca um local climatizado, a Central Roots (@central.roots), nas sextas-feiras e sábados, apresenta reggae com entrada paga.

Também na área do Centro Histórico, o Hostel Reviver (reviverhostel), na Rua de Nazaré, sempre surpreende com sua programação de bandas de reggae, grupos de samba, DJs e artistas locais, com entrada paga. Já o Bar ABC Club (@abcbarclub), na mesma rua, oferece programação de DJs de reggae e grupos de samba de quinta-feira a domingo, com entrada paga dependendo do evento.

Outro point é o Hostel dos Poetas (hosteldospoetasslz). Localizado na Rua Montanha Russa, esse local se destaca com uma programação que acontece às quartas-feiras a partir das 19h e aos sábados a partir das 12h, apresentando um buffet de comidas variadas.

Para os amantes da cena LGBTQUIA+, a Boate Observatório (@obs_slz), no Beco da Prensa, no Centro Histórico, promete noites de diversão às sextas-feiras e aos sábados.

Além desses estabelecimentos localizados no seu Centro Histórico, São Luís reserva muitas outras opções de vida noturna para além dessa região, principalmente na região da Lagoa da Jansen e da Península da Ponta d’Areia, onde os visitantes encontram modernos bares com diversas programações durante toda a semana. 

Na Lagoa da Jansen, estes estabelecimentos se concentram em boa parte da Avenida Professor Mário Meireles. E na Península da Ponta d’Areia o ponto de partida é o Champs Mall (@champsmall).

Na orla da cidade, a vida noturna também pulsa. Nesse recanto, há opções que funcionam diariamente tanto para quem busca agitação à noite quanto para quem prefere um programa de contemplação à beira mar.

A extensa Avenida Litorânea que atravessa três praias de São Luís (Olho d’Água, Calhau e São Marcos) reúne hotéis, bares, pubs, lanchonetes, vilas gastronômicas, quiosques e muito mais. Nesta avenida encontra-se um dos mais tradicionais points de reggae da cidade, o Bar do Nelson (@bardonelson_oficial). 

Com opções para preferências e perfis diversos de visitantes, do som alternativo passando pelo samba e reggae, às noites de São Luís apresentam uma variedade que é o tempero que faz da cidade um destino imperdível para quem curte a vida noturna.