São Luís é o destino ideal para quem ama cultura, história, natureza e gastronomia. E por isso oferece aos seus visitantes o Roteiro Histórico e Gastronômico, uma experiência que valoriza os elementos da culinária local através de uma atividade baseada em uma visita guiada em pontos turísticos  de relevância gastronômica localizados no Centro Histórico da cidade.  

Conduzido por um Guia de Turismo e por grupos musicais que incluem um repertório voltado à culinária maranhense, o passeio oferece também momentos de degustação, onde os participantes têm a oportunidade de apreciar alimentos que fazem parte da culinária regional, como o arroz de cuxá, sucos de frutas regionais como cupuaçu e bacuri, licores, assim como outras iguarias como quebra-queixo, sorvete de coco e muito mais.

A proposta de imersão no universo histórico e gastronômico de São Luís é organizado pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretária de Turismo. Conta com uma programação dinâmica que pode ser conferida junto à Central de Atendimento ao Turista

O ponto de partida dessa experiência é o Museu da Gastronomia Maranhense, guardião da riqueza culinária local e que é apresentada em detalhes aos visitantes (o ponto de concentração do roteiro pode sofrer variação de um lugar para outro, por isso é importante sempre verificar junto a Central de Atendimento ao Turista). 

De modo que após esse momento de partida do ponto de concentração, os participantes são guiados pelas ruas do Centro, onde a história de São Luís parece ganhar vida através de personagens que emergem do passado ou do cotidiano da cidade, como é o caso dos ‘pregoeiros’, que com suas vozes marcantes revelam informações sobre cada local visitado, transportando os turistas para diferentes épocas e contextos.

A seguir, a experiência se intensifica passando pela Rua Portugal, onde o grupo é guiado pelo beco da escadaria Catarina Mina e por diversas ruas do Centro, como a Rua do Giz, a Rua da Estrela, Rua da Alfândega e outras. E assim, a cada esquina, os turistas têm a oportunidade de fazer uma pausa para degustar especialidades da culinária maranhense, enriquecendo ainda mais a sua experiência.

O roteiro passa também pela Feira da Praia Grande (Mercado das Tulhas) um dos locais mais autênticos da cidade, marcado na história como o primeiro conglomerado comercial de São Luís.  Ali, os sabores, cheiros e cores da culinária local se misturam, proporcionando uma experiência sensorial completa. 

O Roteiro Histórico e Gastronômico de São Luís é mais do que uma simples caminhada pelas ruas da cidade. É uma experiência sensorial que cativa em todos os sentidos, fazendo com que cada participante se torne parte integrante da história viva de São Luís.