O Maranhão, estado encravado no nordeste do Brasil, oferece a comunidade e aos turistas uma experiência gastronômica rica e autêntica, enraizada em séculos de história e influências culturais. Para aqueles que desejam aprofundar sua experiência culinária e mergulhar ainda mais na história desse povo.


O Museu da Gastronomia Maranhense é uma parada obrigatória. Foi inaugurado em 13 de junho de 2019 e está localizado em um sobrado na Rua da Estrela, nº 82, Bairro da Praia Grande, o sobrado faz parte integrante do Conjunto Arquitetônico e Paisagístico, tombado em nível federal e situado em área inscrita como Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (UNESCO). 

O Museu da Gastronomia Maranhense atua como um espaço de referência regional sobre a gastronomia maranhense, na pesquisa e exposição dos sabores e saberes gastronômicos e na qualificação profissional, contribuindo para consolidar São Luís como um destino turístico cultural singular com ênfase no turismo gastronômico. Sua missão é valorizar e resgatar o patrimônio material e imaterial da gastronomia maranhense.

Ao explorar a gastronomia do Maranhão, os turistas que veêm a São Luís farão uma viagem no tempo, por meio do museu, descobrindo as culturas que moldaram essa cozinha única. Uma visita guiada serve de bússola ao visitante que vai poder conhecer os sabores da herança portuguesa, indígena e africana, que tornaram a culinária inigualável e culturalmente enriquecedora.

Desde o arroz de cuxá, preparado com vinagreira, camarões secos, amendoim e outros temperos; passando pela casquinha de caranguejo, feita com a carne suculenta de caranguejo desfiada, leite de coco, azeite de dendê e outros temperos secretos, além do doce de espécie, considerado pela alta gastronomia uma verdadeira obra-prima da culinária maranhense.

Ou seja, essas influências se entrelaçaram ao longo do tempo para criar uma tapeçaria única de sabores, texturas e aromas que são verdadeiramente inesquecíveis.

No museu, você também encontrará uma sessão dedicada às bebidas típicas maranhenses. Essa área, decorada como uma reminiscência do Mercado das Tulhas, uma estrutura do século XVIII, exibe uma variedade de bebidas autênticas. Entre elas estão a tiquira, uma cachaça feita a partir da mandioca, cachaças saborizadas com frutas, ervas e mariscos, o famoso guaraná Jesus e licores de frutas regionais, como cupuaçu, bacuri, murici, juçara e jenipapo.

Acessibilidade: O museu se preocupa em oferecer uma experiência inclusiva e acessível a todos. Além das exposições visuais, o museu oferece áudio guia em português e inglês e o vídeo em Libras, tornando-o acessível a pessoas com deficiência visual. O objetivo é ampliar cada vez mais os recursos de acessibilidade no equipamento museológico. 

Na plataforma digital, Youtube, o Museu mantém um tour virtual em libras. E no Spotify, encontra-se disponível um audioguia em português e inglês da sua exposição fixa. 

O projeto Exposições Temporárias possibilita que pequenos e médios empreendedores locais, exponham e comercializem seus produtos em um espaço dedicado dentro do museu, oferecendo com qualidade do tradicional às novidades da gastronomia local, sempre oferecendo degustação a todos os visitantes! É imperdível!

Portanto, o Museu da Gastronomia Maranhense não é apenas uma atração turística, é também uma oportunidade para os visitantes se reconectarem e explorar o vasto patrimônio culinário que conta a história de um povo.

O museu funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h. Convidamos você a descobrir as delícias da gastronomia maranhense, explorar a cultura local e participar das oficinas que enriquecerão sua experiência culinária. Venha se deliciar com os sabores autênticos e as tradições enraizadas do Maranhão.