Conheça tudo aquilo que você só encontra em São Luís do Maranhão.

São Luís é uma cidade muito diversificada quando o assunto são experiências que você pode viver, sendo que algumas delas apresentam-se na forma de sabores que você só vai encontrar aqui. Separamos algumas delas para você conhecer: 

Sorvete de casquinha

Uma das experiências mais memoráveis que você pode vivenciar em São Luís é saborear um delicioso sorvete de casquinha nos sabores de coco, maracujá, cupuaçu ou bacuri. Esses sabores exóticos são vendidos nas charmosas ruas do Centro Histórico e nas praias, e irão transportar o seu paladar para uma viagem única. O frescor dos ingredientes locais e a habilidade dos vendedores locais transformam cada mordida em uma explosão de sabores tropicais. Sem falar na forma como é preparado. 

Juçara com camarão seco e farinha

A juçara, como é chamada no Maranhão, ou o açaí, como é conhecido no resto do país, é uma iguaria que faz parte do cardápio da culinária maranhense. Em São Luís, a iguaria pode ser encontrada em diversos pontos, mas é no Mercado das Tulhas, localizado no Centro Histórico da capital maranhense, é que ela pode ser melhor apreciada ou no Festival da Juçara no bairro do Maracanã no mês de outubro.

Beiju

Herança de ancestralidade indígena, a iguaria é um dos maiores legados que o Brasil possui, e que está enraizada na cultura gastronômica maranhense. Em São Luís o beiju ou tapioca como é conhecido no resto do país, tem como base a massa de mandioca e pode ser consumido nas feiras, mercados e padarias acompanhado com coco ou com outros sabores como queijo, bacon, carne de sol, camarão fresco ou somente com manteiga. 

Tiquira

Sua confecção traz a influência dos povos indígenas, originando-se do cauim, um fermentado de mandioca. Com a chegada dos europeus ao Brasil, técnicas de destilação foram introduzidas, transformando o cauim em tiquira. A bebida também é notabilizada por sua coloração roxa e sabor robusto, devido ao alto teor alcoólico. A história da bebida é ainda enriquecida com lendas, dentre as quais a mais famosa adverte para que o consumidor não tome banho após quatro doses, sob risco de perda de memória. A Tiquira, tradicional bebida do Maranhão, conquistou o título de Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado.

Arroz de Cuxá

A culinária maranhense é um verdadeiro mosaico de sabores e tradições, e um prato que brilha com autenticidade e sabor é o ‘Arroz de Cuxá’. Originário do estado do Maranhão, esse prato gastronômico reflete a rica herança cultural do estado. A base do prato é o arroz, que é cozido até ficar macio e saboroso. O ingrediente-chave que dá sabor ao Arroz de Cuxá é a vinagreira, uma planta típica oriunda da África. Suas folhas são colhidas e processadas para criar um molho verde criando uma combinação de sabores que é ao mesmo tempo refrescante e picante. Além da vinagreira, o Arroz de Cuxá leva camarões secos, gergelim torrado, pimenta-de-cheiro e outros temperos locais, que adicionam camadas de complexidade e aromas irresistíveis à preparação.  É um exemplo de como os ingredientes locais podem ser transformados em algo verdadeiramente especial.

Sururu ao leite de coco

Os ingredientes vindos do mar são bastante usados na culinária do litoral maranhense, e com o sururu não é diferente. A carne do molusco é muito saborosa e com um alto valor nutricional sendo rica em minerais tais como fósforo, cálcio, ferro e iodo, vitaminas e proteína. O sururu podendo ser encontrado em mangues que são banhados por rios de água doce ou estuários dos municípios que compõem a Ilha. Em São Luís, a iguaria pode ser consumida em feiras, mercados e restaurantes, e, geralmente, preparada ao leite de coco.

Pirulitos caseiros de dona Corina

Caramelizados, enrolados em papel manteiga, os pirulitos, geralmente são vendidos em tábua furadas pelas ruas do centro histórico de São Luís. Os pirulitos têm o ‘gosto da infância’ de muitos maranhenses, e se popularizou por meio de dona Corina Serra da Silva Martins, natural de Itapecuru (MA), que começou a produzí-los artesanalmente junto com a filha para sobreviverem. Feitos com produtos naturais, os sabores são variados, entre os preferidos estão os de maracujá e de gengibre. 

Cachorro-Quente

Quem experimenta o cachorro-quente produzido em São Luís nota imediatamente a diferença dos ingredientes utilizados aqui e em outras localidades. Montado no pão, o tradicional cachorro-quente de São Luís tem a carne moída como um dos seus principais ingredientes.