Nas praias de São Luís cada grão de areia é um convite para uma irresistível experiência que envolve sol, natureza e um mar de águas mornas. Com mais de 30 quilômetros de extensão, o litoral é um santuário tropical que brinda os viajantes com uma brisa abundante e um clima ensolarado durante a maior parte do ano, proporcionando um cenário perfeito para você escapar da rotina ou praticar esportes.

Conheça as lindas praias de São Luís

A cidade que é Patrimônio Mundial guarda além de história e cultura, paisagens naturais que se transformam ao longo do dia ao sabor da variação das marés. Nas praias urbanas de São Luís, os visitantes podem aproveitar bons momentos de relaxamento à beira mar, observar o nascer e pôr do sol e se deliciar com uma gastronomia  que dispensa elogios.

Para tornar a experiência de Sol e Praia ainda mais completa e confortável, as praias de São Luís contam uma infraestrutura turística que inclui bares pé na areia, restaurantes, quiosques, pousadas, hotéis e conveniências. Além de serviços como locação de bikes para passeios em algumas de suas praias e escolas para os adeptos de esportes aquáticos. 

Nas praias de São Luís, os visitantes podem realizar longas caminhadas com os pés na areia, assim como podem optar por ocupar uma das dezenas de barracas instaladas nas proximidades dos bares e restaurantes da orla, onde há poucos metros é possível desfrutar da experiência de um banho de mar revigorante nas águas mornas da baía de São Marcos.

Listamos algumas praias que adornam a cidade de São Luís e oferecem diferentes cenários para você explorar e se encantar: 

Praia de São Marcos

Localizada na Avenida Litorânea, essa praia reúne a juventude da cidade, tanto durante o dia como a noite nos bares e restaurantes para saborear um caranguejo e tomar uma cerveja gelada. Os quiosques são padronizados e na maioria você vai encontrar banheiro e, às vezes, um chuveiro para tirar a areia e o sal.  O local também é uma das principais praias do Kitesurf, esporte bastante comum nas praias de São Luís, devido às condições de vento da cidade. Seu visual é formado por dunas cobertas por vegetação nativa e alguns coqueiros próximos ao calçadão que ladeia a praia. 

Praia do Calhau

Praia localizada na Avenida Litorânea com bares e restaurantes estruturados cuja especialidade são os pratos à base de frutos do mar. Nesta praia, há variada oferta de programação musical aos finais de semana.  Na região há vários hotéis, pousadas e locais para comer e beber, como vila foods. Nesta praia você vai encontrar o parquinho da Litorânea que é uma excelente opção para a família levar os filhos a noite. Repleto de opções de brinquedos para as crianças e lanchonetes.

Praia da Ponta D’areia

Considerada uma das mais bonitas de São Luís, a praia encontra-se localizada em uma região fortemente urbanizada. É um espaço onde os moradores aproveitam para praticar diversas atividades esportivas como futebol e vôlei de areia. Nessa praia há uma marina com restaurantes e de onde é possível embarcar em um passeio náutico pela região, que conta também com hotéis e com a Lagoa da Jansen nas suas proximidades.

Na Praia da Ponta D’areia encontra-se localizado o Espigão Costeiro, cartão postal da cidade e um complexo de bares e restaurantes que oferecem uma gastronomia variada e entretenimento aos visitantes (@champsmall).  A praia da Ponta d’Areia é uma das mais próximas do Centro de São Luís.

Na Praia da Ponta D’areia encontra-se localizado o Espigão Costeiro, cartão postal da cidade e um complexo de bares e restaurantes que oferecem uma gastronomia variada e entretenimento aos visitantes (@champsmall).  A praia da Ponta d’Areia é uma das mais próximas do Centro de São Luís.

Praia do Olho d ‘Água

Com um visual rústico, a Praia do Olho d’Água é uma das mais movimentadas de São Luís. Os ventos fortes que sopram por ali entre os meses de julho e dezembro atraem os praticantes de esportes à vela. Possui acesso facilitado por meio das linhas de transporte público e alguns pontos de hospedagens que vem se consolidando na região. Conta a lenda que, inicialmente, houve ali uma aldeia indígena cujo chefe era Itaporama. Sua filha apaixonou-se por um jovem da tribo, mas este, por ser muito bonito, provocou paixão da mãe d’água que, através de seus poderes, conquistou-o e levou-o para seu palácio encantado nas profundezas do mar. Perdendo para sempre seu grande amor, a filha de Itaporama caiu em grande desolação, deixando de se alimentar e indo para a beira do mar chorando até morrer. De suas lágrimas surgiram duas nascentes que até hoje correm para o mar e que deram origem à denominação da praia.

Praia do Caolho

Assim como outras praias para visitar em São Luís, a praia do Caolho tem boa infraestrutura turística na areia e em seu entorno. Lá você não terá dificuldade em encontrar quiosques e bares. Além disso, a praia tem uma grande faixa cercadas por vegetação nativa. O mar é um pouco agitado, ótimo para a prática de esportes náuticos, como kitesurf.

Praia do Amor

Localizada na Região Itaqui-Bacanga, essa praia encontra-se localizada em uma área de reserva da Marinha, sendo necessário deixar o carro no portão de entrada e caminhar por cerca de 1km. O acesso pode ser feito de carro ou ônibus, seguindo pela estrada que vai até o Terminal Hidroviário Ponta da Espera. Fica há aproximadamente 6 quilômetros do bairro Anjo da Guarda. A Praia do Amor tem recebido um número cada vez maior de visitantes em busca de tranquilidade e contato direto com a natureza. Como ela fica em uma área militar, tem acesso permitido apenas das 9h às 17h aos sábados, domingos e feriados.

Praia da Guia

Localizada na área Itaqui-Bacanga na região do Anjo da Guarda, essa praia oferece uma vista panorâmica da cidade de São Luís. O local tem bares e restaurantes com vista paradisíacas e aos domingos o turista pode curtir ritmos variados do reggae a sofrência. Em seu entorno, você verá manguezais, falésias avermelhadas e dunas altas. Além disso, suas águas são mais turvas, porém ótimas para banhos, sobretudo na maré baixa.

Ilha do Medo

Famosa por suas piscinas naturais, formadas na maré baixa, a ilha também tem praias perfeitas para quem procura tranquilidade. A ilha do Medo abriga cavernas, rochas, piscinas naturais, falésias, áreas de mangue e trilhas. É um lugar para quem gosta de aventura em contato com a natureza. No local não há muitos bares e nem restaurantes, apenas moradores da ilha que atendem aos turistas. Existem algumas agências de viagem que fazem passeio até a ilha aos finais de semana.