Via Sacra

Encenada pelo Grupo Independente de Teatro Amador (Grita) nas ruas do bairro do Anjo da Guarda, em São Luís, a dramatização da via crúcis que retrata os últimos momentos de Jesus na terra, é interpretada com elenco formado por atores da própria comunidade e todos os anos atrai milhares de pessoas.

O espetáculo Via Sacra do Grupo Grita foi concebido no ano de 1981, com o objetivo de traduzir o sentimento libertário da Paixão de Cristo, para a população. Centenas de moradores do Anjo da Guarda e região colaboram com a execução da peça, entre atores, produção e equipe técnica. A montagem da peça percorre cerca de 2 km de ruas do bairro, com atos encenados em várias localidades do Anjo da Guarda. A Via Sacra é encenada sempre no período da Semana Santa.

Procissão dos Orixás

Celebrada em homenagem a fundação de São Luís, a Procissão dos Orixás, evento da Federação de Umbanda e Culto Afro Brasileiro do Maranhão (Fucabma).No evento, pais, mães, filhos e filhas de santo percorrem as ruas seculares, sempre no dia 8 de setembro, data do aniversário da capital maranhense e, também homenageiam, Dom Luís Rei de França, entidade que se inspira no rei que deu nome à Ilha, e Nossa Senhora da Vitória, padroeira da cidade.

A concentração acontece sempre em frente ao Palácio La Ravardiere, sede da Prefeitura, de onde segue em cortejo pelas ruas do centro histórico com destino a igreja do Desterro, onde finaliza com orações, cantos, agradecimentos e uma salva de tambor. O encontro dos adeptos da religião de matriz africana acontece há mais de meio século será prestigiado também por turistas, professores, pesquisadores e estudantes. O evento, que tem o apoio do Executivo Municipal, integra o calendário das atividades em comemoração ao aniversário da cidade.