Há mais de quatro séculos, São Luís tem desempenhado um papel importante na história brasileira. Uma jornada que começou em 8 de setembro de 1612. Nessa época, uma expedição francesa comandada pelo conquistador Daniel de La Touche, Senhor de La Ravardière, partiu de Cancale, na Bretanha (França), com o apoio da rainha regente Maria de Médicis. O objetivo era estabelecer uma colônia francesa nos trópicos, a “França Equinocial”, ação que deu origem à cidade que, em homenagem ao rei da França, recebeu o nome de São Luís.
Entretanto, o destino conspirou de maneira diferente, e em 1615, São Luís passou para o domínio português, encerrando o projeto francês. O Reino de Portugal, contudo, teve que enfrentar desafios para consolidar seu controle sobre essa ilha banhada pela Baía de São Marcos. Em 1641, os holandeses, que faziam um levante contra os domínios espanhóis em várias partes do mundo, chegaram a São Luís na tentativa de conquistar o recente Estado Colonial do Maranhão. Foram eles que fizeram o primeiro mapa detalhado da cidade e aumentaram o número de engenhos de açúcar na região, fazendo com que a produção se expandisse e ganhasse qualidade. Porém, em 1644, após uma batalha, os holandeses foram expulsos de São Luís e deram início a um processo de incentivo a sua colonização.
Esse esforço da coroa portuguesa teve como ponto de partida a região do Centro Histórico de São Luís, que se tornou testemunha do esforço dos colonizadores em erguer uma cidade grandiosa e próspera por meio da mão de obra africana escravizada. Ao mesmo tempo, cabe ressaltar que aqui, franceses, holandeses e portugueses encontraram os primeiros habitantes dessa terra: os povos tupinambás, cuja cultura reflete até hoje na identidade da cidade.
Nos séculos seguintes, a cidade recebeu como parte do processo de colonização européia povos africanos em processo de escravidão pelos portugueses. E assim, ao longo dos séculos, a cidade se desenvolveu como um ponto de convergência de influência cultural francesa, holandesa, portuguesa, africana e indígena, que hoje se misturam harmoniosamente, tornando São Luís um tesouro a ser descoberto pelos seus visitantes.
Em 1997, a cidade foi reconhecida como Patrimônio Mundial pela UNESCO. E em 2009 recebeu o título de Capital Brasileira da Cultura e em 2023 de Capital Nacional do Reggae. Hoje, São Luís do Maranhão é uma cidade vibrante que mantém vivas as tradições do passado enquanto abraça a modernidade. Com uma infraestrutura turística de qualidade, a capital maranhense atrai visitantes em busca de uma experiência única que une história, cultura, gastronomia e belezas naturais.