Localizado às margens do rio Bacanga, no Sítio Tamancão, no bairro do Anjo da Guarda, o Estaleiro Escola é uma referência para a cultura e educação de São Luís do Maranhão.

O projeto do Estaleiro Escola surgiu a partir do desejo de preservar as técnicas artesanais e peculiares dos mestres carpinteiros na construção de embarcações, garantindo que esse valioso conhecimento fosse transmitido para as futuras gerações. O engenheiro civil Luiz Phelipe Andrès (in memorian), um dos coordenadores do projeto de pesquisa “Embarcações do Maranhão” em 1998, foi fundamental nesse esforço de preservação.

Uma característica singular do Estaleiro Escola é o seu impressionante acervo de ferramentas que foram usadas ao longo dos séculos na carpintaria naval do Estado. Esse patrimônio histórico é uma verdadeira janela para o passado, permitindo que os alunos e visitantes conheçam de perto as técnicas e habilidades que têm sido a base da construção de embarcações maranhenses.

Considerado um local de grande significado histórico, o Estaleiro Escola fica em uma região conhecida como Sítio Tamancão e que abriga antigos armazéns do século XIX, uma casa grande, um moinho de maré (sistema engenhoso que aproveitava a energia das marés) que foi restaurado e hoje é uma atração que integra o circuito de visitação ao local. Mais informações podem ser conferidas no perfil da rede social da instituição: @estaleiroescola