Para quem valoriza o contato com a natureza e busca adrenalina por meio da prática esportiva, São Luís reserva experiências que envolvem a prática de atividades como Rapel, Vôo livre, Canoagem, Bike/Pedal, Stand Up Paddle, Windsurf, Kitesurf, Pesca, Vôlei de Praia e muito mais. Essas atividades são normalmente oferecidas por escolas e empresas estabelecidas na cidade que desenvolvem uma série de serviços esportivos na ilha. E que somam-se aos eventos e competições que integram programações sazonais ao longo do ano em São Luís. Então, se você é um apaixonado por esportes radicais ou prefere uma caminhada tranquila, saiba que a cidade oferece  opções para todos os gostos e para todas as idades. 

Essas atividades são normalmente oferecidas por escolas e empresas estabelecidas na cidade que desenvolvem uma série de serviços esportivos na ilha. E que somam-se aos eventos e competições que integram programações sazonais ao longo do ano em São Luís. Então, se você é um apaixonado por esportes radicais ou prefere uma caminhada tranquila, saiba que a cidade oferece  opções para todos os gostos e para todas as idades. 

Surf e Kitesurf nas praias da Ilha

Para os amantes de esportes radicais, São Luís oferece experiências emocionantes nas suas belas praias urbanas. Na Ponta d’Areia e nas Praias do Olho d’Água e Caolho, as ondas, as águas mornas e os fortes ventos convidam os surfistas a deslizarem sobre o Atlântico, enquanto nas praias de São Marcos e Calhau, uma boa pedida é a prática de Kitesurf. A cada ano cresce o número de adeptos desses esportes e de visitantes que buscam o destino atraídos pelas excelentes condições que o litoral da cidade é capaz de oferecer. 

Exercícios à beira-mar no calçadão da Avenida Litorânea

Para quem prefere realizar caminhadas, pedalar ou correr ao ar livre, São Luís reserva um extenso calçadão em sua Avenida Litorânea. Ao longo do calçadão da Avenida Litorânea é possível ter acesso a estações esportivas com equipamentos gratuitos, permitindo que os visitantes se exercitem enquanto desfrutam da vista para o mar, dunas e coqueiros. Nesta região, bares e quiosques locais oferecem bebidas refrescantes. O calçadão da Avenida Litorânea conta com ciclovia, sinalização, serviço de segurança por videomonitoramento e ronda policial, além de iluminação em toda a sua extensão.

Lagoa da Jansen

O parque da Lagoa da Jansen é ideal para quem busca um espaço com infraestrutura e muitas possibilidades. Na Lagoa da Jansen é possível praticar atividades físicas como caminhadas, ciclismo, corridas, tênis, skate e patinação. Os quiosques oferecem opções saudáveis para recarregar as energias após o esforço físico, proporcionando uma experiência completa de bem-estar. Além disso, a região da Lagoa da Jansen é repleta de restaurantes e bares noturnos. Uma boa opção para quem busca gastronomia, lazer e diversão.

Parque do Sítio do Rangedor

O Parque do Sítio do Rangedor, no bairro do Alto do Calhau, integra uma área de proteção ambiental na Ilha e oferece infraestrutura tanto para o lazer quanto para a prática de atividades esportivas. Com oito praças equipadas, incluindo quadras poliesportivas, quadras de tênis, academia ao ar livre, playgrounds e uma ciclovia de 3,5 km, o Parque é bastante movimentado por famílias em busca de descanso e por grupos com interesse em atividades esportivas. 

A presença de food trucks, espaço para piquenique, serviço de locação de bikes compartilhadas e o amplo estacionamento completam a experiência no local. 

Parque do Bom Menino

O Parque do Bom Menino (@bommeninoslz), no centro da cidade, é uma área verde no movimentado centro de São Luís. Oferece uma pista utilizada para caminhadas, prática do skate e atividades de ciclismo. Possui equipamentos para alongamentos e musculação, além de abrigar um ginásio poliesportivo para treinos, campeonatos de futsal e eventos esportivos.

Praças 

São Luís conta ainda com uma variedade de espaços públicos na forma de praças disponibilizados pela Prefeitura em diversos bairros. Equipadas com academias ao ar livre, esses locais visam promover a saúde da população, oferecendo infraestrutura adequada para atividades físicas essenciais na prevenção de doenças e melhoria da qualidade de vida.

Nestes espaços, famílias, crianças, jovens e idosos desfrutam de academias, parques infantis, quadras esportivas e iluminação adequada para atividades noturnas.

Em São Luís, experimente essa conexão entre esporte e natureza que  integrando os visitantes à dinâmica da cidade e convidando-os a explorarem o destino por meio de atividades que geram bem-estar físico e mental em cenários incríveis.