Conheça o Carnaval de São Luís

O Carnaval de São Luís é um evento anual que possui características próprias, únicas que se revelam em seus batuques, nas brincadeiras e nos personagens que tomam conta das ruas nos dias de folia, com blocos carnavalescos, grupos de cultura afro, escolas de samba, bandinhas, charangas e shows em espaços abertos e privados.

O desfile das escolas de samba de São Luís é tão antigo quanto o do Rio de Janeiro. Muitas escolas não existem mais, outras ainda resistem ao tempo e com força como a Turma da Mangueira (1929); Flor do Samba (1939); Turma do Quinto (1940); Favela do Samba (1951); Marambaia do Samba (1954); Unidos de Fátima e Império Serrano (1956). Desde 2009, os campeões do carnaval maranhense desfilam no sábado, após o carnaval. Além das três primeiras colocadas, várias outras agremiações carnavalescas se apresentam nesse dia, como Blocos Tradicionais e Blocos Organizados.

Em São Luís, o Tambor de Crioula é uma manifestação bastante presente também durante o carnaval. Essa dança dedicada ao santo São Benedito pode ser conferida ao longo de todo o ano em apresentações públicas, mas ganha evidência no carnaval e nas festas juninas.

Blocos Tradicionais e Afros

A festa também caracteriza-se pelos Blocos Tradicionais e seus grandes tambores com uma batida forte, que lembram um samba de ritmo lento. Com fantasias luxuosas à base de muito brilho, plumas e paetês,  esses blocos invadem as ruas do Centro encantando visitantes e moradores da Ilha. 

Uma das figuras centrais do Carnaval de São Luís é o fofão, um palhaço vestido de imenso macacão de chita colorido, com guizos e máscara. Historicamente esse personagem é uma herança da cultura européia que foi adaptado à cultura local e se transformou em um verdadeiro símbolo do carnaval da capital.

Os Blocos Afros são um fenômeno no Carnaval de São Luís. Surgiram no início dos anos 80, puxados pelo Centro de Cultura Negra, um núcleo de militância étnica e de pesquisa sócio-cultural no Maranhão. Os Blocos Afros  em seus desfiles expressam a consciência negra e chamam a atenção do público durante o período carnavalesco na ilha.

Fofão

Uma das figuras centrais do Carnaval de São Luís é o fofão, um palhaço vestido de imenso macacão de chita colorido, com guizos e máscara. Historicamente esse personagem é uma herança da cultura européia que foi adaptado à cultura local e se transformou em um verdadeiro símbolo do carnaval da capital.

Circuitos carnavalescos 

Nos cinco dias de folia, a cidade distribui os seus circuitos carnavalescos no Centro  e nos seus bairros.

No Centro, acontece no chamado Circuito Beira-Mar, que começa na região da RFFSA e termina na altura da Casa do Maranhão. Na Avenida Litorânea, a folia também se faz presente com o Circuito Litorânea, com programações que incluem shows de artistas e grupos musicais nacionais, regionais e locais. 

Já nos circuitos organizados pela Prefeitura de São Luís, Blocos Tradicionais e Alternativos, Tambores de Crioulas, Escolas de Samba,Tribos de Índio e muitas outras atrações levam alegria aos ludovicenses e visitantes que prestigiam o Circuito Madre Deus e a Passarela do Samba (Anel Viário).  

O Circuito Madre Deus tem como ponto de partida o palco da Vila Gracinha, passando pela Praça da Saudade continuando até o Largo do Caroçudo, onde as atrações se encontravam em outro palco montado no local.

Junte-se a nós nessa grande festa que mistura cultura, música e alegria contagiante. Venha fazer parte dessa festa única e viva momentos incríveis durante o Carnaval na Ilha do Amor!