As ruas estreitas do Centro Histórico abrigam casarões coloniais com fachadas adornadas por azulejos portugueses, franceses, alemães, onde cada um conta uma história de mais de 400 anos. Nesse complexo arquitetônico, muitos são os roteiros possíveis que integram a experiência de visitação que São Luís oferece aos seus visitantes, em uma região onde atividades fundamentais para o funcionamento da cidade podem ser percebidas no interior dos milhares de imóveis espalhados pela região.
O Centro Histórico de São Luís conta com mais de cinco mil edificações históricas, sendo boa parte da área turística concentrada nos bairros da Praia Grande, Desterro, Portinho, área da praça Deodoro e praça Gonçalves Dias. grande parte composta por residências onde viviam as famílias mais abastadas da capital nos primeiros séculos de fundação da cidade. Esse conjunto de edificações seculares é reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) desde 1997 como Patrimônio Mundial e é tombado desde 1974 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Museu da Gastronomia Maranhense, Praça do Poetas, Palácio La Ravardière, Palácio dos Leões, Igreja da Sé, Praça Gonçalves Dias, Mirante da Cidade, Mercado das Tulhas, Praça João Lisboa, Igreja do Carmo, Igreja do Desterro, Cafua das Mercês, Casa da Fésta, Solar Maria Firmina dos Reis, Praça do Pantheon, Fonte do Ribeirão, Fonte das Pedras, Escadaria da Rua do Giz, Rua Portugal, Praça dos Pescadores, Museu de Arte Sacra, Palácio Cristo Rei, Igreja dos Remédios, Igreja de Santo Antônio, Casa do Maranhão, Casa de Nhozinho, Teatro João do Vale, Teatro Arthur Azevedo, Museu de Artes Visuais, Museu do Reggae, Convento das Mercês, Biblioteca Benedito Leite, Complexo Ferroviário da Beira Mar, Rua da Palma, Beco Catarina Mina, Beco da Pacotilha, Praça Deodoro, Rua Grande, Casarão da Indústria, são alguns dos pontos históricos da cidade disponíveis para visitação de turistas.
Praia Grande: um ponto de partida para a experiência única
Imagine-se caminhando por ruas de paralelepípedos, cercado por casarões coloniais que contam histórias de séculos passados. Bem-vindo ao bairro da Praia Grande, o coração do Centro Histórico de São Luís. Este bairro acolhedor é um tesouro que aguarda para ser explorado por viajantes em busca de história, gastronomia e cultura.
A região conta com praças que oferecem um ambiente relaxante para a apreciação do patrimônio como a Praça da Faustina, Praça Valdelino Cécio e a Praça Nauro Machado. Já na Praça dos Catraeiros é possível sentar e admirar o espetáculo do pôr do sol a poucos metros do mar. Por ali, há também o Mercado das Tulhas, tradicionalmente conhecido por oferecer uma variedade de produtos locais, incluindo iguarias maranhenses e onde é possível comprar souvenires e provar os sabores da culinária ludovicense.
E como em São Luís, cada esquina reserva uma surpresa, na Praia Grande três pontos icônicos recebem muitos visitantes: o Beco Catarina Mina, a Escadaria da Rua do Giz e a Rua Portugal. A noite, a região modifica parte de suas dinâmicas, ganha luzes e o movimento de pessoas de acentua consideravelmente, principalmente às sextas-feiras, quando a vida noturna vibra e dezenas de bares e pubs espalhados pela região oferecem música para todos os gostos e estilos.
Além disso, a região abriga a Câmara Municipal de Vereadores, museus, galerias de arte, lojas de artesanato e casas de cultura para o turista conhecer. Com serviços úteis como bancos, um dos principais terminais de transporte público da cidade (Terminal da Praia Grande), pontos de táxis, cafés, sorveterias, bares e restaurantes.
Sendo assim, ao visitar São Luís, não deixe de explorar o encantador Centro Histórico, um verdadeiro museu a céu aberto, único em sua riqueza cultural e arquitetônica. Cada esquina revela histórias, cores e encantos que vão muito além do que os olhos podem captar. É uma experiência inesquecível, cheia de momentos que ficarão para sempre gravados na memória.