No destino São Luís, a natureza é mais do que um cenário. É uma experiência que desperta os sentidos e conecta os visitantes com um ecossistema que parece ter sido cuidadosamente posicionado para oferecer momentos de contemplação, sossego e encanto.
Assim como a sua cultura e história, a natureza nessa cidade apresenta grande diversidade, com destaques que vão desde as áreas banhadas pelo mar, passando pelas suas belas praias até as suas inúmeras áreas verdes, formadas por manguezais, parques, bosques, florestas naturais e sítios.
Boa parte desta natureza abundante pode ser conferida de perto nos principais roteiros e passeios turísticos da cidade. Entre eles, destacam-se:
- Os manguezais, que pulsando vida e biodiversidade convidam a uma experiência tranquila através de seus labirintos verdes. Aqui, um equilíbrio delicado entre a terra e o mar se manifesta, proporcionando um habitat vital para aves e espécies marinhas. Passeios de barco pelos manguezais oferecem uma visão íntima desta maravilha natural, onde o silêncio é quebrado apenas pelos sons da natureza.
- As praias, que são um refúgio de águas mornas, vegetação nativa e brisa abundante que criam a atmosfera perfeita para quem busca relaxar à beira mar. E que oferecem também um espetáculo à medida que o sol começa a se pôr no horizonte, quando o céu é tomado por variadas tonalidades.
- Como é uma ilha, São Luís proporciona muitos pontos de observação do mar, inclusive a partir do seu Centro Histórico, como é o caso da vista que pode ser aproveitada a partir da Praça Gonçalves Dias, Praça Pedro II, Praça dos Poetas e ao longo de toda a Avenida Beira Mar.
- Outro espetáculo da natureza neste destino é a variação das marés, que é a maior do Brasil e a terceira do mundo. Um fenômeno fascinante que pode ser apreciado em diversos pontos do litoral da capital maranhense.
- Além das águas, São Luís oferece uma abundância de espaços verdes, como o Parque da Lagoa da Jansen, o Parque do Rangedor, o Parque do Bom Menino, o Parque Botânico da Vale e o Parque da Juçara Rosa Mochel, onde a flora se desdobra oferecendo uma fuga revigorante da agitação e proporcionando um encontro com a natureza da cidade.