Sol e Praia

As praias de São Luís possuem um grande valor devido ao seu diferencial – a variação da maré. Entre os atrativos de maior interesse turístico, encontram-se as praias da região metropolitana de São Luís, que se localizam ao longo de 30 km de litoral. As principais praias são:

Praia Ponta d’Areia
Praia de São Marcos
Praia do Calhau
Praia do Olho D’Água

Esportes

Os esportes que mais se destacam em São Luís, são os de aventura, como o Kitesurf, modalidade aquática que utiliza os ventos como força propulsora para seus equipamentos. O esporte, relativamente recente, é praticado no Brasil e, no Maranhão, os destaques são localidades como São Luís e São José de Ribamar, mais precisamente nas praias do Araçagi, do Meio, Olho D'Água, do Caolho e de São Marcos, pois possuem as mesmas condições de vento que os estados vizinhos. Outra modalidade mais recente e que está caindo no gosto dos ludovicenses é o Stand Up Paddle, e que não depende de vento. Em São Luís, já são comuns as escolas de Kitesurf e Stand Up Paddle, bem como local para guardar os equipamentos daqueles que vêm em busca das práticas.

No mar e nos igarapés da Baía de São Marcos e Baía de São José (São Luís, Raposa, São José de Ribamar e Paço do Lumiar) é comum a prática da pesca artesanal e esportiva. Uma das atividades em crescimento na região é a pesca amadora, uma vez que são boas as perspectivas para o desenvolvimento dessa modalidade de pesca, que é uma das atividades de lazer mais praticadas em todo o mundo, envolvendo uma série de serviços relacionados ao turismo.

O Estado do Maranhão possui o segundo maior litoral do Brasil, com 640 km de extensão compreendidos entre o Delta do Rio Parnaíba, na fronteira com o Piauí, até a foz do Rio Gurupi, fronteira com o Pará. A ilha de São Luís está localizada na área central, no Golfão Maranhense. O Estado possui grandes bacias hidrográficas, favorecendo uma grande produção de pescado de água doce, como também despejando no litoral uma enorme carga de nutrientes.

Complementam a lista de modalidades de turismo esportivo a prática de windsurf, surf, canoagem, caiaque, vôlei de praia e futebol, além dos eventos e competições esportivos que são realizadas com freqüência em São Luís.