Roteiros

Sugestão de Roteiro em São Luis e Entorno

1º Dia: City Tour em São Luís passando pelas praias do Calhau, São Marcos, Ponta D´areia e Lagoa da Jansen, até o Centro Histórico, caminhada pelas ruas calçadas de pedras de cantaria. No passeio serão visitados os principais pontos da cidade, locais que mantém evidências da história de São Luís. Disfrutar de um lindo final de tarde andando pela Rua Portugal e seus arredores cheios de lojinhas que vendem todos os produtos típicos do Maranhão, desde o artesanato até o camarão seco. Pernoite em São Luis.

2º Dia: Passeio a Alcântara. Entre 07h00 e 09h00 saída em Catamarã com duração média de 01h20m através da Baia de São Marcos. A cidade de Alcântara é uma das joias dos períodos colonial e imperial brasileiros, com suas muitas construções históricas e rico patrimônio cultural. Vamos conhecer suas ruas, igrejas, capelas, exposições e curiosidades da cidade que teve seu apogeu no período da economia algodoeira no Maranhão.
Largo do Rosário (Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, Exposição do Centro Espacial Brasileiro); Rua Grande (Igreja de Nossa Senhora do Carmo, ruinas das Casas do Imperador, Casa do Divino); Praça da Matriz (Ruinas da Catedral de São Mathias, Morada Histórica de Alcântara, Museu
Histórico de Alcântara); Rua das Mercês (Capela de Nossa Senhora do Desterro e da Capela das Mercês.
Retorno para São Luís entre 14h00 e 16h00. Pernoite em São Luís

3º Dia: Passeio a São José de Ribamar e Raposa com passeio náutico. Saída do hotel de acordo com a maré.
A Grande Ilha do Maranhão (ou de São Luís) possui três outros municípios além da capital. Juntas, mostram a riqueza dos atrativos culturais e naturais do Pólo São Luís. Na Raposa, as rendas de bilro, a tradição da pesca e da criação de ostras, se juntam aos manguezais, dunas e praias para formar um cenário acolhedor e ao mesmo tempo selvagem. Em São José de Ribamar, o visual da bela Baía de São José serve de moldura para a rica tradição que gira em torno da devoção ao santo padroeiro do Maranhão. Retorno ao hotel e pernoite em São Luis.

4º Dia: Passeio Cultural e Gastronômico.
Visita aos barracões de Bumba-meu-boi (Bumba-meu-boi da Floresta, sotaque de baixada e Bumba-meu-boi de Maracaña, sotaque de Matraca)
Os grupos de Bumba-meu-boi do Maranhão constituem um universo riquíssimo de tradições religiosas, artísticas e culturais que revelam variados aspectos do modo de viver do maranhense. Fazer esta descoberta é o objetivo deste passeio.

Passeio aos Juçarais do Maracanã
A comunidade do Maracanã é famosa em São Luís, tanto pelo grupo de Bumba-meu-boi sotaque de matraca, quanto pelos juçarais (açaizais) que lhe valem a disputada Festa da Juçara na Ilha de São Luís.

Oficina de percussão de ritmos maranhenses
O Maranhão é a Terra dos Tambores. Influenciada pela música negra, portuguesa e indígena, nossa cultura popular é riquíssima em estilos e instrumentos. Através desta oficina, procuramos inserir o visitante nesta diversidade musical e levá-lo a compreender a riqueza de nossas festas juninas.