Praça Benedito Leite

Localização: Av. Dom Pedro ll - Centro, São Luís

A Praça Benedito Leite já teve outros nomes como Largo do João Velho, Praça da Assembléia e Jardim Público 13 de Maio (devido a ordem do Governo de Portugal para construir um jardim botânico em 1804). É tomabada pelo IPHAN desde 1955.

 Em 1820, o governador da província, Bernardo Pinto da Silveira, transformou o velho Largo em um bonito jardim que, anos depois, em 1848, teve suas primeiras árvores frondosas plantadas por Antônio Joaquim Álvares do Amaral, e replantadas, em 1887, por Benevuto Augusto de Magalhães Taques. Durante o governo de Benedito Leite, em 1906, o engenheiro Anísio Palhano de Jesus desenvolveu um projeto de paisagismo, no qual constava a plantação de figueiras de Benjamin, compondo um formoso jardim com 12 espaços destinados ao Panteon Maranhense; recebendo o espaço a denominação de Praça Benedito Leite em homenagem ao Governador. A estátua de Benedito Leite foi feita em Paris pelo escultor francês François Emile Decarchemont e foi inaugurada em 28 de fevereiro de 1912.

Na praça Benedito Leite acontece o Projeto da Feirinha São Luís, de iniciativa de Prefeitura de São Luís em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa). É uma boa opção de passeio e para fazer a feirinha com produtos agroecológicos, comprar artesanato e comer comida típica maranhense.