Convento das Mercês

Localização: Rua da Palma, nº 502, Bairro do Desterro.

Horário de Funcionamento: segunda (14h-18h); terça à sexta (9h-18h)

 O Convento das Mercês começou a ser construído em 1654, quando chegaram à São Luís os mercedários João Cerveira (maranhense de Alcântara) e Marcos Natividade, vindos de Belém, que se juntaram aos frades Manoel de Assunção e Antônio Nolasco, além do leigo João das Mercês. Foi erguida ali em taipa coberta de palha. No ano seguinte, em terreno adicional, reedificaram as instalações em pedra e cal, construindo a capela-mor.

O espaço abriga a Fundação Memória Republicana e o Centro de Convenções. O prédio também foi Quartel da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Estado até o final do ano de1980. Hoje é Centro de Estudos Políticos Sociais.

A entrada principal está voltada para Rua Jacinto Maia, protegida por canteiros de palmeiras. Antes, sua fachada principal de frente para o rio. Foram retirados os anexos que descaracterizavam a obra, descobertos os arcos originais e o poço. Nesta restauração, encontraram-se os alicerces da igreja demolida. O Convento das Mercês possui uma área de 5.800 m² de área construída e conta com um rico acervo museológico e bibliográfico.