História da Cidade

São Luís foi fundada em 08 de setembro de 1612, quando uma expedição francesa comandada pelo conquistador francês Daniel de La Touche (Senhor de La Ravardière), com apoio da rainha regente Maria de Médicis, parte de Saint-Malo, na Bretanha, para fundar a “França Equinocial”, na região dos trópicos. A cidade, que recebeu o nome de São Luís em homenagem ao rei da França, passou ao domínio português logo depois, em 1615, dando fim ao projeto de criação da nova colônia francesa.

 

O Reino de Portugal, no entanto, ainda teria que lutar mais para manter sob sua dominação aquela ilha banhada de muitas águas e empurrada, dia a dia, por movimentos ferozes de maré. Em 1641, os holandeses, que faziam um levante contra os domínios espanhóis em várias partes do mundo, chegaram a São Luís na tentativa de conquistar a recente Estado Colonial do Maranhão. Foram eles que fizeram o primeiro mapa detalhado da cidade e aumentaram o número de engenhos de açúcar de 3 para 7, fazendo com que a produção se expandisse e ganhasse qualidade no Vale do Rio Itapecuru e em São Luís. Porém, em 1644 foram expulsos pelos lusitanos. Finalmente, insatisfeitos, os portugueses iniciaram, em 1642, os movimentos de revolta e de mobilização para expulsar os holandeses dali.

 

Após guerrilha que durou cerca de três anos e uma violenta batalha que levou à morte de muitas pessoas, os holandeses foram expulsos de São Luís em 1644. A partir daí, os portugueses passaram a criar mecanismos de incentivo para a colonização da região. São Luís: herança histórica, patrimônio mundial e destaque nacional São Luís, localizada numa ilha no litoral do Maranhão, no Nordeste do Brasil, em uma região que faz a ligação das regiões Norte e Nordeste do país, tem em sua miscigenação étnica, com influências francesa, holandesa, portuguesa, africana e indígena, a sua verve cultural e maior riqueza, consolidadas com reconhecimento internacional após o título de Patrimônio Mundial em 1997, pela UNESCO. A história de São Luís está escrita nas ruas, nas calçadas de pedras, nas fachadas azulejadas e nos casarões coloniais do seu Centro Histórico, formado por aproximadamente 3.500 edificações de grande valor histórico e artístico.

 

A cidade pertence à Ilha chamada Upaon-Açu, no estado do Maranhão, com área de 1.410,015 km². Faz parte do Arquipélago do Golfão Maranhense e é nela que se encontra a capital do Estado, São Luís. O nome Upaon-Açu foi dado pelos Tremembés (Tupi-Guarani) e significa "ilha grande". Também foi chamada ilha de São Luís. A denominação indígena foi restabelecida pela constituição do Estado do Maranhão: Art. 8º - A cidade de São Luís, na ilha de Upaon-Açu, é a capital do Estado.

 

Quem escolhe a cidade de São Luís vive as melhores sensações ao juntar em uma só programação turística, história e patrimônio, a cultura viva de suas manifestações tradicionais e festas populares, gastronomia e artesanato, e a bela paisagem de mar e dunas que cerca a ilha e seus arredores. São Luís reúne atributos que superam as expectativas de seus turistas, seja em viagens a lazer ou a negócios e eventos.

 

Além do reconhecimento pelo seu patrimônio arquitetônico histórico e pela sua oferta cultural, em um entorno natural singular, a capital do Maranhão também conta com serviços e infraestrutura turística de qualidade, com variadas ofertas de hotéis, restaurantes e empresas do segmento turístico, além de excelentes shoppings e espaços para eventos e entretenimento. A cidade de São Luís foi eleita Capital Brasileira da Cultura, em 2009, e Capital Americana da Cultura, em 2012. Visite e sinta a história, a cultura e a paisagem de São Luís!